DEPUTADA LEANDRE

Leandre Dal Ponte é Engenheira Civil, escritora e fundadora da Casa de Apoio Ideal, em Curitiba. Nasceu no dia 11 de dezembro de 1975, no município de Chopinzinho, região sudoeste do Paraná, numa família de 11 irmãos. Sua mãe lavava roupa para fora para ajudar a família, e seu pai era pedreiro. No ano de 1997, Leandre assumiu a Secretaria de Saúde do município de Saudade do Iguaçu, onde realizou relevante trabalho em prol da melhoria do atendimento à população e no fortalecimento das ações de atenção básica de saúde, sendo o primeiro município do Paraná a implantar o Programa Saúde da Família.

No ano de 2001, Leandre fundou em Curitiba a Casa de Apoio Ideal, que presta serviços de hospedagem e transporte para pacientes e acompanhantes que chegam do interior do Paraná e outros estados, que precisam ir a Capital para realizar consultas com especialistas, exames e tratamentos médicos de média e alta complexidade. Atualmente a Casa de Apoio, ou a “pensão” como é conhecida pelos usuários é a maior do Paraná é uma das maiores do Brasil, prestando atendimento diariamente para cerca de 600 pessoas, que precisam viajar centenas e até milhares de quilômetros em busca de tratamento médico.

A parlamentar também é escritora. Com uma vasta experiência acumulada durante os anos emque esteve à frente da Casa de Apoio Ideal, Leandre escreveu o livro “A dona da pensão”, que relata estórias de muita luta e superação de pacientes que diariamente enfrentam uma verdadeira “peregrinação da saúde”. São milhares de famílias que todos os meses precisam lutar pela vida, vindas de diversos cantos do Paraná e do Brasil.

Em sua primeira candidatura à Câmara Federal no ano de 2010, Leandre obteve 47.510 votos, sendo 2.485 votos apenas na cidade de Irati. Na ocasião, Leandre ficou com a primeira suplência do Partido Verde. A “derrota” serviu de estímulo em continuar trabalhando em prol da sociedade. Assumindo a Coordenação do Partido Verde das regiões Centro-Sul e Sudoeste, Leandre organizou a partido nessas regiões estimulando a participação de pessoas de bem na vida política dos municípios.

A suplência de deputada federal em 2010 por pouquíssimos votos transformou numa obrigação uma segunda candidatura e no ano de 2014, Leandre concorreu novamente à Câmara Federal, sendo a primeira colocada do PV, obtendo 81.181 votos em todo o estado e ampliando significativamente a sua votação na região sudoeste com mais de 42 mil votos.

No início de 2015 Leandre foi autora do projeto de resolução 83/2015, que criou na Câmara a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, um colegiado que discute permanentementeos assuntos relacionados a população idosa no Brasil e no mesmo ano através de uma indicação à Medida Provisória 768/2017, foi criada a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, órgão ligada ao Ministério dos Direitos Humanos que tem a responsabilidade de coordenar a elaboração e implementação de programas, projetos e ações relacionados aos direitos da população idosa no Brasil.

Tendo como principal compromisso as causas sociais, principalmente a defesa dos idosos e da primeira infância, desde o início de seu primeiro mandato a deputada Leandre implementou dois projetos em seu mandato, o Cidade Amiga da Pessoa Idosa e o Universidade da Criança.

O projeto Cidade Amiga do Idoso é um projeto que movimenta várias frentes, tanto no Paranáquanto no Brasil, para garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.Uma cidade Amiga do Idoso faz com que esse processo, que éinevitável, torne-se uma oportunidade para a saúde, participação e segurança, melhorando a qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.

O Projeto Universidade da Criança é uma iniciativa do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação da Lei 13.257/16, que cria o Marco Legal da Primeira Infância. Além de formar líderes e sensibilizar as autoridades e a sociedade civil organizada para o acolhimento das crianças.

Em apenas dois anos de mandato, foi eleita entre os quatro parlamentares mais promissores do Paraná na categoria Parlamentares do Futuro no prêmio Congresso em Foco de 2015. E, em2016, recebeu o Prêmio de Melhor Congressista do Paraná, atribuído pelo Ranking Político.

Desde abril de 2017 a deputada Leandre é a Líder da Bancada do PV na Câmara e na atual legislatura é a única mulher líder partidária na Casa, o que lhe concede a prerrogativa de participar do Colégio de Líderes e pautar as votações de projetos que visem a transformação e o desenvolvimento econômico e social do país.

Em 2018, Leandre foi reeleita para o seu segundo mandato obtendo 123.958 votos, sendo a sexta mais votada do estado e a candidata mais votada da região sudoeste, obtendo mais de 62 mil votos em toda a região. Ainda no final de 2018, Leandre foi escolhida pelo Ranking Políticos como a 12ª melhor parlamentar do Congresso Nacional, premiação que consagrou um primeiro mandato ético, coerente e preocupado com a melhoria da saúde pública e na defesa das causas sociais.

No início do seu segundo mandato a deputada Leandre assumiu a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão institucional da Câmara que tem como objetivo zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e atividades da Câmara, assim como fiscalizar e acompanhar as políticas públicas do Governo Federal e receber denúncias de violência e discriminação contra a mulher. A Procuradoria também atua em cooperação com organismos nacionais e internacionais na promoção dos Direitos da Mulher.

Como Procuradora da Mulher a deputada Leandre incentivou a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, órgão instituído em julho de 2019, que vem fomentando a criação das Procuradorias nas Câmaras Municipais com o intuito de criar uma rede legislativa de proteção e promoção de políticas públicas para as mulheres paranaenses.

Atualmente a deputada é titular das seguintes comissões: Subcomissão Permanente da Saúde, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Violência Doméstica Contra a Mulher e suplente na Subcomissão Permanente da Assistência Social.

Fale com a
Deputada Leandre
Uma maneira rápida e fácil de entrar em contato com a nossa equipe de atendentes.
Enviar mensagem
Processando solicitação..
Solicitação enviada com sucesso.
Seu contato não foi enviado.
Onde estamos:
Câmara dos Deputados em Brasília, DF
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 454 - Anexo IV
CEP: 70160-900 - Brasília, DF
Escritório em Curitiba, PR
Rua Alberto Folloni, 1134 - Bairro Ahú
Curitiba - PR. CEP 80540-000