Objetivo do projeto é promover trocas entre as gerações, entre pessoas com faixas etárias díspares, estimular o apreço à tolerância e ao respeito mutuo

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) apresentou, nesta semana, na Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui a Semana da Educação ao Longo da Vida. O objetivo principal do PL 9.178/2017 é que órgãos públicos e instituições de ensino públicas e privadas organizem eventos que chamem a atenção da sociedade para a educação ao longo da vida e promoção das relações entre pessoas de idades diferentes como um mecanismo de harmonia e integração social.
 
A autora explica que a proposta é mais uma, entre várias ações do mandato, que se relaciona com a questão do envelhecimento populacional e a necessidade iminente de lidar com políticas públicas para promover a qualidade de vida entre as pessoas idosas e as novas gerações.  
 
“Nossa proposta defende que na primeira semana de outubro sejam tratados temas correlatos à educação e o envelhecimento em conjunto com o respeito e a valorização das pessoas idosas, a ampliação do acesso à educação das pessoas com deficiência e dos mais pobres, e estimular as relações entre as gerações nas instituições de ensino públicas e privadas, e nos eventos promovidos pelos órgãos públicos responsáveis pela implementação da Política Nacional do Idoso”, complementou.
 
Segundo Leandre, o intuito é reforçar a Educação ao Longo da Vida como um direito fundamental, destacar o papel da aprendizagem e da educação de adultos na vida social, cívica e comunitária e promover as relações entre as gerações (intergeracionais) como mecanismo de harmonia e integração social. “É preciso incentivar as trocas entre as gerações, inclusive entre pessoas com faixas etárias díspares, estimular o apreço à tolerância e ao respeito, haja vista a contemporaneidade marcada pela falta de empatia com o outro”, pontuou.

“O projeto também deverá será desenvolvido nas escolas, onde serão trabalhados conteúdos que além de tratar das alterações físicas e biológicas inerentes ao envelhecem também criem uma cultura de respeito e valorização pela pessoa idosa”, acrescentou a parlamentar paranaense. 
 
A data escolhida para a realização da Semana, em outubro, corresponde com a comemoração do Dia Nacional do Idoso, conforme preceitua a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/GBDgzC