Vital Didonet é consultor da Unicef, Unesco, e OEA na área de educação infantil; palestra é realizada em parceria com mandato da deputada Leandre

Como parte do projeto Universidade da Criança, acontece na próxima sexta-feira (1º de Dezembro) em Francisco Beltrão e Chopinzinho uma palestra sobre adultos no processo da educação infantil com Vital Didonet, assessor da Rede Nacional Primeira Infância, e consultor do Unicef, da Unesco e da OEA (Organização dos Estados Americanos). O Projeto Universidade da Criança é uma iniciativa do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância.
 
“Chopinzinho e Francisco Beltrão são cidades onde o projeto Universidade da Criança está em fase avançada. Por isso, conseguimos articular com o Didonet esta palestra. O Didonet é um grande especialista e, acima de tudo, ativista nas causas relacionadas à promoção da primeira infância”, discorreu a deputada Leandre, que estará na região para acompanhar os dois eventos.
 
Em Chopinzinho, a palestra está marcada para acontecer às 14h, no Anfiteatro David Rogo Schimitz. A realização é do Grupo Gestor do Universidade da Criança, com apoio da Prefeitura de Chopinzinho. Já em Francisco Beltrão, o evento acontecerá às 20h, no Auditório da Unioeste. A realização é do Ministério Público do Paraná, Poder Judiciário, com coordenação do NEDDIJ (Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude), com apoio da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e da própria Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
 
Quem é Vital Didonet
 
Obteve seu mestrado em Educação pela Universidade de Brasília, sendo professor licenciado em Educação e bacharel em Filosofia.
 
Tem mais de trinta anos de experiência em políticas públicas por toda a América Latina, na área dos direitos das crianças. Tem sido convidado por diversos Países (Governos, Ministérios de Educação e Universidades, OEI, UNESCO, UNICEF, OEA) para debates, conferências, elaboração de projetos para a Primeira infância, em especial, educação infantil. Foi presidente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar OMEP, seção Brasília, Nacional (OMEP Brasil), vice-presidente para a América Latina e Vice-Presidente Mundial (1980 a 2002).
 
É especialista em educação infantil, e foi um participante ativo no movimento brasileiro para conquistar e por em prática os direitos das crianças na faixa etária do zero aos seis anos: coordenou a de educação infantil no Ministério da Educação de 1974 a 76 e de 1981 a 1991; organizou e coordenou o Movimento Nacional Criança e Constituinte, em todo o País, que consegui o acolhimento, pela Assembleia Nacional Constituinte, dos princípios e a afirmação dos direitos da criança; como Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (1991-2002), assessorou o processo legislativo de importantes projetos como a LDB, o PNE 2001-2011, o FIES, o Bolsa Escola Como convidado, assessorou o processo legislativo da Emenda Constitucional nº 53/2006, que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a relatoria da Lei n° 11.494/2007, que a regulamenta.
 
Seu trabalho mais recente, no âmbito legislativo e social foi o assessoramento ao autor e ao relator  e a coordenação do processo de debate e contribuições governamentais, do meio acadêmico e de especialistas e das organizações da sociedade civil, do projeto que resultou na Lei nº 13.257/2016, conhecido como Marco Legal da Primeira infância.
Participou de congressos e debates sobre educação infantil em trinta países dos cinco continentes, em vários deles sendo convidado como conferencista ou debatedor.
 
É membro fundador da Rede Nacional Primeira Infância - RNPI e foi coordenador de sua Secretaria Executiva de 2008 a 2010. Coordenou a elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância (2010-2024), aprovado pelo CONANDA e acolhido pelo Governo Federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
 
Atualmente é assessor da Secretaria Executiva dessa Rede para assuntos legislativos junto ao Congresso Nacional e no acompanhamento das ações do Governo Federal nas políticas pela primeira infância.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/d5qWmK