Evento foi realizado na UTFPR de Pato Branco; OMS está no município para dar continuidade à certificação como Cidade Amiga do Idoso

Como parte da programação da segunda visita técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde) à Pato Branco, a deputada federal Leandre Dal Ponte realizou, na manhã desta segunda-feira (04), uma palestra sobre acessibilidade. Outros dois palestrantes, Glauco Zandoná Gabaldo, e Sergio Yassuo Wamawaki, presidente da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), também participaram do evento, realizado no auditório da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Pato Branco.
 
Engenheira Civil por formação, a deputada Leandre falou sobre a importância de transformar os municípios em ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento. Ela lembrou que, apesar de essenciais, as transformações em prédios, ruas, avenidas, praças, e prédios públicos não são as únicas. É necessário, acima de tudo, mudar o modo como o município e as pessoas que nele habitam enxergam e interagem com a população idosa.
 
A deputada também chamou a atenção para o crescimento do número de idosos no Brasil e da falta de estrutura que temos para atender as demandas referentes ao atendimento de saúde, por exemplo. Ressaltou a necessidade de adaptarmos as cidades para promover acessibilidade ao idoso, e deu destaque para o papel fundamental dos meios de comunicação para levar o conhecimento e a conscientização sobre o tema à população. 

OMS
 
A representante da OMS, Karla Lisboa, está no município para dar sequência ao projeto de certificação do município como Cidade Amiga do Idoso. Durante a palestra, a deputada Leandre parabenizou a Família Rotariana de Pato Branco pelo empenho, e a Administração Municipal e a UTFPR pelo apoio. "Eu apenas trouxe projeto, que agora é programa. O sucesso tem sido alcançado graças ao esforço de todos vocês. Projetos assim só se concretizam quando a cidade abraça a ideia”, concluiu a parlamentar.
 
O Cidade Amiga do Idoso é uma das frentes de trabalho do mandato da deputada Leandre Dal Ponte, é inspirado em um projeto homônimo da OMS (Organização Mundial da Saúde), desenvolvido por Alexandre Kalache e Louise Plouffe.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/mLSeBJ