A deputada federal Leandre Dal Ponte esteve presente nas duas palestras e falou sobre o projeto Universidade da Criança

Como parte do projeto Universidade da Criança, duas palestras com o especialista em primeira infância, Vital Didonet, foram realizada na última sexta-feira (1º de Dezembro). A primeira delas, à tarde, lotou o Anfiteatro David Rogo Shimitz em Chopinzinho. E a segunda teve, também, um bom público, mas em Francisco Beltrão, no auditório da Unioeste. A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) esteve nas duas palestras e apresentou o projeto Universidade da Criança, uma das iniciativas do mandato, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância.
 
Em Chopinzinho, o evento foi realizado pelo Grupo Gestor do Universidade da Criança, com apoio da Prefeitura de Chopinzinho. Já em Francisco Beltrão, o evento foi realizado Ministério Público do Paraná, Poder Judiciário, com coordenação do NEDDIJ (Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude), apoio da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e da própria Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
 
 
Liliane Ghun, do NEDDIJ, contou que o grupo gestor teve a oportunidade de receber o professor na tarde da sexta-feira, antes da palestra, para fazer uma exposição do que está acontecendo no projeto Universidade da Criança, em Francisco Beltrão. “Fizemos uma exposição de como o projeto foi concebido e como ele está sendo amadurecido ao longo dos meses. Recebemos uma série de sugestões do professor de como podemos melhorar o projeto para o próximo ano”, disse.
 
Do grupo gestor de Chopinzinho, a empresária Regina Comelli também deu seu depoimento. “A partir do momento em que foi trazido este projeto para o nosso município e abraçar o programa em Chopinzinho, sentimos que nós temos aprendido muito. Visualizamos que vamos ter um grande desenvolvimento para nossas crianças do nosso município. Chopinzinho, a partir deste projeto, vai ser muito melhor no desenvolvimento de nossas crianças”, afirmou.
 
O palestrante, Vital Didonet, consultor da Unicef, Unesco, e OEA na área de educação infantil, falou aos presentes sobre a importância dos primeiros anos de vida para a formação das pessoas, para formação do cidadão e, consequentemente, a formação da sociedade. “A criança era uma grande desconhecida. Se esperava que ela crescesse para depois se manifestar na sociedade, aprender. Os pais pensavam que ela começaria a aprender aos 7 anos de idade. E as ciências se voltaram para os bebês, par ao estudo do feto no ventre materno, os bebês após o nascimento e concluíram o seguinte: estes anos são decisivos para tudo aquilo que a pessoa será ao longo da vida”, resumiu.
 
Atualmente Didonet é assessor da Secretaria Executiva dessa Rede para assuntos legislativos junto ao Congresso Nacional e no acompanhamento das ações do Governo Federal nas políticas pela primeira infância.
 
A deputada Leandre, além de apresentar o projeto Universidade da Criança, agradeceu a todos pelo empenho com relação à primeira infância. Ela enfatizou a conquista dos projetos não apenas em Chopinzinho e Francisco Beltrão, mas também em outros municípios onde o projeto já está em andamento. “A gente apenas traz o projeto até vocês. Quem leva o projeto a frente, abraça a causa, são vocês. Parabéns a todos”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/r5twxU