Inaugurada em Outubro do ano passado, a unidade de Irati já atende mais de 600 pacientes da região

Na semana passada, quinta-fera (15), a deputada federal Leandre Dal Ponte e o secretário de saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, estiveram no município de Irati para uma série de visitas. Uma delas, na unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner, que foi  inaugurada em outubro de 2017 para levar a saúde mais perto da população de Irati e região e reduzir a necessidade do deslocamento de pacientes de oncologia para a sede do hospital, em Curitiba.
 
Além da visita ao hospital, Leandre e o secretário de Saúde estiveram na sede da Associação do Núcleo de Apoio aos Portadores de Câncer de Irati (ANAPCI), onde o secretário anunciou o repasse de um veículo, através da prefeitura, para os trabalhos das voluntárias. Eles também estiveram na clínica de hemodiálise, onde Caputo se comprometeu com o aumento de repasse do Governo Estadual para tratamentos de pedras no rim, e na Rede Feminina de Combate ao Câncer.
 
De acordo com a deputada Leandre, a presença do secretario em Irati foi de extrema importância, não apenas para ver de perto o trabalho realizado pela unidade recentemente inaugurada do Erasto Gaertner como também para envolver o secretário em pleitos municipais pela melhoria da saúde.
 
Erasto Gaertner
 
Desde sua inauguração, a unidade do Erasto Gaertner em Irati vem ampliando gradativamente a oferta de serviços no local. Além das consultas e procedimentos clínicos, no mês de fevereiro, a unidade também iniciou as sessões de quimioterapia oral em pacientes que já estavam em tratamento contra o câncer. A medida contempla boa parte da demanda da região.
 
Segundo a enfermeira supervisora da unidade avançada do Erasto Gaertner em Irati, Daniela Raffo, 641 pacientes dos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde são hoje acompanhados pelas equipes do hospital. Destes, pelo menos 298 se enquadraram nos critérios e já estão sendo atendidos em Irati, sem a necessidade de irem à Curitiba.
 
De acordo com o secretário, trata-se de mais uma ação efetiva do Governo do Estado para descentralizar serviços especializados de saúde. “Nossa meta é levar atendimento de qualidade para mais perto das pessoas. E a instalação desta unidade de tratamento oncológico em Irati é um exemplo deste esforço que estamos fazendo. As pessoas não precisam mais pegar a estrada e ficar horas dentro de um ônibus ou uma van para realizar seu tratamento”, destacou.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa com
Link Encurtado:
https://goo.gl/xxzkMd