Para deputada Leandre, envolvimento da sociedade através dos clubes de serviços é determinante para sucesso do projeto

Os clubes de Rotary e Lions de Francisco Beltrão assumiram um compromisso, esta semana, para dar suporte às atividades de um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de promoção ao envelhecimento ativo. O objetivo do programa Cidade Amiga do Idoso é preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.
 
Na última quarta-feira, representantes dos clubes de serviços tiveram um encontro com a Dra. Haydee Padilha e Karla Lisboa da Organização Mundial da Saúde. A vinda das representantes da OMS foi articulada pela deputada federal Leandre Dal Ponte, incentivadora do programa no Estado do Paraná e defensora dos direitos das pessoas idosas na Câmara dos Deputados.
 
Seguindo o exemplo de gestão do programa no município de Pato Branco, a ideia é que os clubes de serviço — Rotary e Lions — de Francisco Beltrão coordenem as ações do Cidade Amiga do Idoso, em parceria com a Administração Municipal, Conselho Municipal do Idoso e universidades.
 
Recentemente, o município de Pato Branco recebeu o certificado da OMS de Cidade Amiga do Idoso. Foi o terceiro município do país a receber o mérito; o primeiro do Estado do Paraná. “E o modelo de gestão de Pato Branco, com a participação dos clubes de Rotary e da sociedade civil organizada, deu tão certo que a própria OMS está levando o modelo para o restante do País”, comentou a deputada Leandre.
 
Ela também afirmou, durante a reunião que uma de suas preocupações é com a continuidade dos projetos, independente de governos ou mandatos. E, por isso, o envolvimento da sociedade civil organizada é determinante. “Amanhã eu posso não ser mais deputada; o prefeito não é mais prefeito. Mas o Rotary e o Lions permanecem. Por isso, o envolvimento do Rotary é tão importante e, no caso de Pato Branco, foi determinante para a obtenção da certificação”, complementou.
 
De acordo com Vlademir Berté, governador assistente da área XVI do Rotary Clube de Francisco Beltrão, na próxima semana os clubes já vão se reunir para montar uma comissão e iniciar os trabalhos. “Na reunião de quarta-feira, tivemos a participação dos 11 clubes de Rotary de Francisco Beltrão, representantes da Associação das Senhoras Rotarianas, do Interact e Rotaract. Com toda certeza, vamos participar do desenvolvimento de todo este programa para Francisco Beltrão, para que isso se concretize. O evento foi de uma magnitude tão grande. Recebemos muitos elogios”, disse.
 
Para Ubirajara de Freitas, presidente do Lions Clube de Francisco Beltrão é parceiro, por achar que este projeto vai ao encontro de um futuro melhor para toda a comunidade. “Sentimentos que ainda falta melhorar muito a qualidade de vida da população da terceira idade, uma vez que, por vezes, os deixamos abandonados, ou em segundo plano. Prova disso é o aumento das doenças sexualmente transmissíveis e da violência nesta população. Devemos, sim, nos conscientizar e conscientiza toda a sociedade com ações de curto, médio e longo prazo. Para que, no futuro, os mais jovens estejam preparados para a população mais idosa, no caso todos nós”, comentou.
 
Francisco Beltrão
 
Durante a reunião de quarta-feira, Haydee Padilha demonstrou os principais pontos do projeto e o que pode ajudar o município na certificação. Com a presença do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, foram identificadas ações já realizadas no município, que já podem ser consideradas importantes para o desenvolvimento do projeto no município e encaminhar a busca pela certificação.
 
Para a deputada Leandre, o Cidade Amiga do Idoso vai muito além da política. “Quando entrei na câmara, não busquei uma trajetória de poder, mas entrei na política por uma causa. É assim que vejo esse programa, como uma causa. Estou aqui hoje como vocês, como voluntária, como servidora. Estou aqui hoje lançando uma semente e pedindo que cuidem dela no dia a dia. Se precisarem de fertilizante, estarei sempre à disposição lá em Brasília no meu gabinete. Contém comigo”, concluiu. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/waE9Pz