Governador eleito, Ratinho Jr, conversou com a coordenadora do programa da OMS, em Brasília

O novo governador do Paraná, Ratinho Jr, esteve nesta quarta-feira (31) em Brasília para um encontro com a Bancada Paranaense. Na oportunidade, acompanhado da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), Ratinho conversou com Haydee Padilha, sobre programa Cidade Amiga do Idoso. Haydee é coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
A representante da OMS disse ao governador que gostaria de ter o Paraná como Estado Piloto na implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso, replicando nos municípios o modelo de gestão do projeto desenvolvido em Pato Branco, que foi a primeira cidade paranaense, e a terceira do Brasil, a receber o certificado da OMS de Cidade Amiga do Idoso. Lá, o projeto é coordenado pelo Rotary, com apoio da Administração Municipal, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Conselho Municipal do Idoso, e Pastoral da Pessoa Idosa.
 
“A intenção é que o Estado do Paraná seja referência para uma política nacional de atenção às pessoas idosas, criando ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento”, comentou Leandre. “O projeto, que começou em Pato Branco com o apoio da sociedade civil, se replicaria para o Estado do Paraná, e, posteriormente, essa experiência serviria de modelo para o Brasil”, acrescentou a deputada.
 
Modelo Validado pela OMS
 
De acordo com Haydee Padilha, o modelo desenvolvido em Pato Branco foi validado pela Organização Mundial da Saúde. Logo, pode ser implantado em qualquer município. E, seguramente, com o envolvimento do Estado o avanço do programa será ainda mais rápido.
 
“O grande diferencial do modelo de gestão do programa da OMS, que também é desenvolvido em outras localidades do mundo, é a participação da sociedade civil, através dos clubes de serviço, como o Rotary e Lions”, reforçou Leandre.
 
Representante do Brasil no Chile
 
No próximo mês, a convite da OPAS e OMS, ela representará o Brasil em um evento sobre envelhecimento, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de novembro na cidade de Santiago, no Chile. Leandre vai apresentar para representantes de todos os países do Conesul a experiência com a certificação do município de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/bSQrgH