O veículo, no valor de R$ 120 mil, foi adquirido através de uma emenda de bancada, com contrapartida da Prefeitura de Irati

Na última sexta-feira (09), a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Irati comemorou um ano de atividades no município. Para celebrar a data, foi realizado um coquetel na sede do hospital, onde foram apresentados números importantes do primeiro ano de atuação do Erasto Gaertner no tratamento de oncologia de Irati e região. A deputada Leandre esteve presente na comemoração e aproveitou a oportunidade para entregar um veículo, adquirido através de uma emenda de bancada no Orçamento da União.
 
Com um ano de funcionamento, a Unidade Avançada do Erasto Gaertner em Irati zerou as filas de espera por atendimento na especialidade de oncologia nos municípios da 4ª Regional de Saúde, que engloba os municípios de Fernandes Pinheiro, Guaramiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.
 
Graças à Deputada Leandre
 
O presidente da AMCESPAR (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná), Edemétrio Benato Júnior, deu destaque para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com câncer.
 
“Antes, era necessário ir até Curitiba para fazer os procedimentos. Pegar um ônibus e enfrentar horas de estrada, e depois mais horas de fila, para ser atendido. Hoje, essas pessoas tem atendimento perto de suas casas”, comentou Edemétrio, que é também prefeito de Inácio Martins.
 
Ele agradeceu à deputada Leandre pelo trabalho em prol da saúde no Paraná: “Precisamos agradecer muito à deputada Leandre. Ela tem o dom de ajudar e levar a saúde mais perto das pessoas”, completou.
 
Atendimento Humanizado
 
O superintendente do hospital, Adriano Lago, fez um relato emocionado do primeiro ano de atividades, que superou as expectativas do hospital e já serve de modelo para um projeto de expansão, para um atendimento descentralizado em outros municípios do Paraná. “Precisamos mostrar para o Brasil que é possível zerar filhas, melhorar o atendimento para pacientes de oncologia. E se alguém quiser saber como fazer, pergunte à deputada federal Leandre e para as pessoas envolvidas neste projeto”, disse.
 
Adriano deu destaque para o atendimento humanizado, realizado em Irati, onde o médico oncologista conhece os pacientes pelo nome. “Eu duvido que em Curitiba algum paciente vá fazer quimioterapia de bicicleta! Aqui em Irati nós temos um paciente que vem de bicicleta fazer seu tratamento”, ilustrou.
 
Deputada Leandre
 
Para Leandre, a unidade de Irati renova as esperanças das pessoas. “Quando eu estava na Casa de Apoio, eu vi gente que esperou mais de dois anos para receber o tratamento oncológico. Aqui em Irati, as pessoas tem o diagnóstico com menos de uma semana e se a doença for confirmada, o tratamento começa em menos de 30 dias. E a gente sabe da importância do diagnóstico precoce para combater o câncer”, afirmou a deputada paranaense.
 
Leandre também lembrou de todos que fizeram parte da conquista, como a ANAPCI e suas voluntárias e voluntários, o próprio Hospital Erasto Gaertner, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, os prefeitos e vereadores de Irati e da AMCESPAR (Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná), e o governo do Paraná.  
 
“Receber a notícia de que você está com câncer pode ser a pior notícia que uma pessoa vá receber na vida. Mas tenho certeza que aqui em Irati, por mais doloroso que essa notícia seja, as pessoas tem sorte, pois estão mais perto do tratamento e tem mais chances de cura”, concluiu. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/BJJ5Lw