A deputada paranaense apresentará o exemplo de Pato Branco na certificação de Cidade Amiga do Idoso para líderes do Conesul

A convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a deputada federal Leandre Dal Ponte representará o Brasil na reunião técnica internacional “Cuidados integrados para os idosos. Estamos Preparados?”. O evento acontecerá na próxima semana, em Santiago do Chile, entre os dias 19 e 21 de novembro.
 
Além da deputada paranaense, especialistas em envelhecimento de outras partes do mundo participarão do encontro para debater alternativas para o envelhecimento ativo da população.
 
Leandre apresentará levará ao conhecimento de todos os países do Conesul o processo de certificação do município de Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, como Cidade Amiga do Idoso. Atualmente, no Brasil, apenas três cidades são foram certificadas pela OMS. No Paraná, Pato Branco é o único município com a certificação.
 
“O programa Cidade Amiga do Idoso é desenvolvido, também, em outras localidades do mundo. Mas o diferencial do modelo de gestão do programa em Pato Branco é a participação da sociedade civil organizada, através dos clubes de serviço como o Rotary e Lions, com presença da Administração Municipal, Conselho Municipal do Idoso e universidades”, comentou a deputada Leandre.
 
De acordo com a coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da OPAS e OMS, Haydee Padilha, o modelo de gestão do Cidade Amiga do Idoso em Pato Branco deu tão certo, que já foi validado pela Organização Mundial da Saúde. E, assim, pode ser implantado em qualquer município.
 
Governo do Paraná
Em Outubro deste ano, em uma reunião com o governador eleito do Paraná, Ratinho Jr, e com a deputada federal Leandre, a representante da OMS disse ao governador que gostaria de ter o Paraná como Estado Piloto na implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso, replicando nos municípios o modelo de gestão do projeto desenvolvido em Pato Branco.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://goo.gl/ZpEVyr