O Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Associação Reciclázaro existe desde 2011, realiza capacitações gerontológica e atende pessoas em situação de vulnerabilidade

Em missão oficial pela Câmara dos Deputados, a deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) e a deputada Carmem Zanotto (PPS-RS) estiveram em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (10) para conhecer o trabalho da Associação Reciclázaro, que trabalha com reciclagem e realiza projetos de proteção e promoção social a pessoas em situação de vulnerabilidade.  
 
As deputadas foram recebidas pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento Júnior, e fizeram uma visita técnica ao PROGAPI (Programa de Atenção à Pessoa Idosa) da Associação Reciclázaro.
 
O objetivo do PROGAPI é fomentar e incentivar a cooperação entre todas as iniciativas e instituições que trabalham em favor das pessoas idosas, promover o protagonismo e a auto-organização destas pessoas, além de acompanhar os projetos do segmento idoso existentes na instituição.
 
“Conheci o projeto, em novembro, quando participei de um seminário internacional no Chile. Então, viemos conhecer de perto o Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Associação, que serve de inspiração para todo o Brasil”, afirmou Leandre.
 
O projeto existe desde 2011 e realiza atividades nos seguintes eixos temáticos: direitos humanos das pessoas idosas, trato digno, participação e inclusão social, saúde integral, relações intergeracionais, práticas sociais comunitárias, e capacitações gerontológica para formadores.
 
“Eles realizam um trabalho de capacitação e formação fantástico, que envolve cuidadores de idosos e voluntários. Além disso, eles realizam palestras sobre envelhecimento para crianças e jovens. Afinal de contas, o envelhecimento é um processo. E é extremamente importante debater este assunto nas escolas e comunidades”, complementou a deputada Leandre. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2Pl8gtA