Tereza Cristina disse à deputada que já conversa com líderes do MERCOSUL sobre o comércio internacional do leite em benefício dos produtores nacionais

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) entregou, nesta quarta-feira (12), a pauta de reivindicações dos produtores de leite da região Sudoeste à futura ministra da Agricultura e Pecuária, deputada Tereza Cristina. A pauta é o resultado de uma mobilização dos produtores, realizada na sexta-feira (07), em Marmeleiro. Na ocasião, a deputada foi representada pelo ex-prefeito de Chopinzinho, Rogério Mazetto.
 
A mobilização dos produtores foi motivada pelos custos elevados de produção, o declínio do consumo do produto e derivados — principalmente no verão, e a importação de leite do Uruguai. Desta maneira, na pauta de reivindicações, os produtores pedem o corte da importação de leite e derivados lácteos, beneficiando assim os produtores nacionais. Eles também pedem redução do custo da energia, diminuição dos impostos sobre combustíveis, renegociação de dívidas, exclusão da cobrança do Funrural para produtores de leite que gerem emprego, melhorias no crédito rural, e criação de um Preço Mínimo do Leite.
 
“A gente se antecipou. E isso permite que a nova ministra, que assume em janeiro, já coloque esta demanda em seu plano de trabalho. Tenho certeza que ela vai nos ajudar. Tereza Cristina ficou bastante sensibilizada com a mobilização feita pelos produtores da região”, relatou a deputada. Ela também afirmou que o mandato está ao lado dos produtores e vai acompanhar a pauta de reivindicações em Brasília.
 
De acordo com Leandre, a futura ministra da Agricultura e Pecuária afirmou que já conversa com outros líderes do MERCOSUL sobre o mercado internacional do leite em benefício dos produtores nacionais.  
 
“Além disso, Tereza Cristina entende que a cadeia produtiva do leite não gera apenas impactos econômicos na nossa região. Mas que também exerce um fundamental papel social para diminuir o êxodo rural e manter as famílias no campo”, concluiu a deputada Leandre. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2Plk1jR