Evento, na Unioeste de Francisco Beltrão, contará com a presença de representantes da Organização Mundial da Saúde e palestra com pediatra especialista em Desenvolvimento Infantil

Nesta quinta-feira (21), no auditório do campus da Unioeste em Francisco Beltrão, os gestores do programa Universidade da Criança, uma iniciativa do mandato da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), vão apresentar os resultados e experiências exitosas do programa nos municípios de Francisco Beltrão, Chopinzinho, Marechal Cândido Rondon e Planalto.
 
Os painéis com os resultados do programa acontecerão no período da manhã. Para o período da tarde, com início previsto para às 14h, acontecerá a palestra “Valor Agregado de Ações de Promoção do Desenvolvimento Infantil”, com a Dra. Tatiana Coimbra, médica Pediatra e consultora Nacional da Saúde da Criança, representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Ela também estará no município para conhecer o trabalho realizado pelo Universidade da Criança.
 
De acordo com Dra. Tatiana, o objeito da palestra é debater, de forma horizontal e vertical, a importância do Desenvolvimento Infantil e as possibilidades de melhorias deste desenvolvimento através de políticas públicas inovadoras.
 
O Universidade da Criança
 
Se nós queremos mudar a história do Brasil, precisamos mudar o começo da vida. E foi durante um curso de políticas públicas para a primeira infância, na Universidade de Harvard em 2016, que a deputada Leandre percebeu que o Brasil possui uma das leis mais completas e modernas no mundo para proteção da infância, mas não consegue colocar esta norma em prática.
 
“De fato, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016) é moderno. Por isso, retornando dos Estados Unidos, trouxe o desejo de tirar a lei do papel através de políticas públicas inovadoras e transformadoras. E desenvolver um conjunto de ações, que pudesse envolver toda a sociedade em prol do desenvolvimento infantil integral”, afirma a deputada paranaense.
 
Daí surgiu o Projeto Universidade da Criança: uma iniciativa do mandato da deputada Leandre para sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância, além de formar líderes e sensibilizar as autoridades e a sociedade civil organizada para o acolhimento das crianças.
 
Currículo da Palestrante
 
Tatiana Raquel Selbmann Coimbra é médica pediatra, especialista endocrinologia pediatrica, em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde e Gestão Federal do Sistema Único de Saúde. Chefe da endocrinologia pediátrica do Hospital de Base do Distrito Federal no período de 2007-2008. Coordenadora do serviço de referência em triagem neonatal da Secretaria de Saúde do Distrito Federal
de 2005 a 2008. Coordenadora estadual do programa de triagem neonatal da Secretaria de Saúde do Distrito Federal de 2008 a 2010. Chefe do núcleo de atenção integral à saúde da criança, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal de 2010 a 2011. Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde entre março de 2012 e julho de 2016. Consultora Nacional de Saúde da Criança da Organização Pan-Ameriana de Saúde desde agosto de 2016.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2PjinPV