Tatiana Coimbra, consultora Nacional da Saúde da Criança, palestrou no auditório da Unioeste e conheceu ações desenvolvidas pelo projeto Universidade da Criança

O auditório da Unioeste de Francisco Beltrão ficou lotado, nesta quinta-feira (21), para assistir a palestra da Dra. Tatiana Coimbra, médica Pediatra e consultora Nacional da Saúde da Criança, representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Ela falou sobre a importância do Desenvolvimento Infantil e as possibilidades de melhorias deste desenvolvimento através de políticas públicas inovadoras.

No período da manhã, antes da palestra, gestores do projeto Universidade da Criança de Francisco Beltrão, Chopinzinho, Planalto e Marechal C. Rondon apresentaram os resultados das ações desenvolvidas em cada município pelo Universidade da Criança para colocar em prática o Marco Legal da Primeira Infância.

Após conhecer melhor as ações do Universidade da Criança, a representante da Organização Mundial da Saúde se disse emocionada com os resultados.
“Eu tive o privilégio de participar da elaboração da Política Nacional da Saúde da Criança e do Marco Legal da Primeira Infância. E, assim como a deputada Leandre, também fiz o curso de Liderança em Primeira Infância na Universidade de Harvard, que foi o que inspirou o Universidade da Criança. Então, os municípios e as pessoas que estão colocando em prática o este projeto podem beber da fonte do mesmo curso que nós fizemos nos Estados Unidos. E é muito emocionante presenciar ações colocadas em práticas, como está sendo feito no Universidade da Criança”, discorreu Dra. Tatiana.

Ela reforçou que o propósito das pessoas terem mais conhecimento sobre o Marco Legal da Primeira Infância, terem acesso a dados científicos, e traduzir esse conhecimento em ações concretas e políticas públicas transformadoras de acordo com a necessidade de cada um dos territórios é muito importante.

A primeira-dama de Francisco Beltrão, Joice Bogoni Furlan, a secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Aline Jochem Biezus, e a representante da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), Jovelina Chaves, estiveram presentes no evento. Também participaram agentes comunitários de saúde, gestores de saúde dos municípios da região, e acadêmicos da Unioeste.

O Projeto
O Projeto Universidade da Criança é uma iniciativa do mandato da deputada Leandre para sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação do Marco Legal da Primeira Infância, além de formar líderes e sensibilizar as autoridades e a sociedade civil organizada para o acolhimento das crianças.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2PkPCC5