Evento aconteceu em Minas Gerais e reuniu defensores públicos, juízes, promotores, e pesquisadores na área da primeira infância

A deputada federal Leandre (PV-PR) participou, nesta sexta-feira (23), do VII Congresso Nacional de Defensores Públicos da Infância e Juventude, em Belo Horizonte. O encontro é realizado pelo Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) e neste ano teve como tema principal o papel “Defensoria Pública: a voz e a vez das crianças”.
 
Como presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Câmara dos Deputados, Leandre fez parte de um painel que debateu o tema com especialistas em direitos e saúde de crianças. Também fizeram parte da mesa o Dr. Vital Didonet, consultor da Unicef, Unesco, e OEA na área de educação infantil, Dr. Pedro Afonso Duarte Hartung, e Dra. Ivânia Ghesti. O painel foi mediado por Dra.Elisa Cruz, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
 
Participaram do Congresso defensoras e defensores públicos brasileiros, juízes, promotores de Justiça, advogados e demais profissionais que integram a rede protetiva de defesa da criança e do adolescente (psicólogos, assistentes sociais, diretores das unidades de acolhimento e similares). Para debater temas como proteção de crianças em situação de vulnerabilidade, atenção à saúde mental no cumprimento de medidas socioeducativas, devido processo legal, além da apresentação das práticas de sucesso nas Defensorias Públicas do Brasil.
 
“Cada vez mais, o tema primeira infância tem ocupado papel de destaque nos debates da sociedade brasileira. Em junho, mais de 40 entidades assinaram o Pacto Nacional pela Primeira Infância, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e garantir direitos das crianças brasileiras. Desde 2016, quando foi sancionada a Lei Nº 13.257, o Brasil possui uma das normas mais modernas do mundo para garantir políticas públicas de qualidade às crianças até os seis anos de idade, o Marco Legal da Primeira Infância. Mas, infelizmente, este tema não ocupava lugar de destaque no cotidiano dos gestores públicos. Aos poucos, estamos conseguindo mudar esta realidade. E este evento é mais uma prova disso”, discorreu a deputada paranaense. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/322Tsoz