Leandre destaca a importância dos consórcios nos atendimentos de saúde de média complexidade e pede apoio do governo e dos estados para consórcios de saúde

Em uma cerimônia no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou, nesta quarta (25), da criação da Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos. O objetivo do colegiado será defender apartidariamente os interesses dos consórcios públicos intermunicipais, com fortalecimento dos consórcios existentes e formação de novos entes. A frente já nasce forte, com a participação de 259 deputados e oito senadores. O grupo será coordenado pelo deputado Geninho Zuliani (DEM-SP).
 
Em seu pronunciamento durante a solenidade de isntalação da nova frente, a deputada Leandre destacou a importância dos consórcios públicos intermunicipais nos atendimentos de saúde de média complexidade no Paraná e no Brasil, como exames médicos e cirurgias eletivas.
 
Ela enfatizou a importância dos consórcios para os atendimentos em saúde, mas ponderou a participação e responsabilidade quase que exclusiva dos municípios no financiamento destes atendimentos. Leandre aproveitou para cobrar uma maior participação da federação e dos estados no repasse de verbas para os consórcios intermunicipais de saúde. 
 
Um estudo feito pela Rede Nacional de Consórcios, junto com a Associação de Consórcios do Estado do Paraná, apontou que, na média, os consórcios de saúde paranaense são financiados, 87% pelos municípios, 12% pela União, e 1% pelo Estado. Atualmente, existem 25 consórcios de saúde funcionando só no Estado do Paraná.
 

O que são Frentes Parlamentares?

 
Frentes parlamentares são associações suprapartidárias criadas para debater determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, a frente parlamentar deve registrar um requerimento, contendo composição de, pelo menos, um terço de membros do Poder Legislativo, indicação do nome da frente e responsável por prestar as informações.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2ljbyTH