O Paraná pode ser o estado piloto a implantar um sistema de consórcios de assistência social; Estado já é referência nos consórcios de saúde

À exemplo dos consórcios intermunicipais de saúde, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) debateu, nesta semana em Brasília, a criação de uma modalidade de consórcios para a assistência social. Ela participou, na quarta-feira (23), de uma reunião com a secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris.
 
Também estiveram presentes na reunião Fernando Fabiano Castellano Junior, diretor de coordenação da Política da Pessoa Idosa da Secretaria Da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, e a prefeita de Colombo, Beti Pavin. Além de representantes de secretarias de assistência social do Paraná.
 
“Assim como na área de saúde, a área de assistência social também possui serviços de alta complexidade. E estes serviços são difíceis para um município manter, e oferecer para os cidadãos, arcando com estes custos sozinhos. E a resposta para isto seriam os consórcios de assistência social”, exemplificou a deputada Leandre.
 
Como encaminhamento da reunião, os participantes têm o desafio de construir uma proposta para apresentar à Secretaria Nacional de Assistência Social para o Paraná ser o Estado Piloto no desenvolvimento e implantação dos consórcios intermunicipais de assistência social. A ideia é que o projeto piloto seja implementado nos municípios da região metropolitana de Curitiba, consorciados no COMESP (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), presidido pela prefeita Beti Pavin. 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
http://bit.ly/2JmXh11