As experiências do programa idealizado pela deputada Leandre em Chopinzinho e Beltrão despertaram o interesse de especialistas internacionais em Primeira Infância

As ações do programa Universidade da Criança nos municípios de Chopinzinho e Francisco Beltrão foram destaque durante o Seminário Estadual da Primeira Infância. O evento aconteceu na última segunda-feira (09), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e reuniu especialistas internacionais na área, que ficaram impressionados com o programa.
 
Idealizado pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), o Universidade da Criança é desenvolvido nos municípios de Chopinzinho e Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná, e já mostra resultados práticos da aplicação da Lei do Marco Legal da Primeira Infância.
 
“Durante o seminário, debatemos muito a aplicação do Marco Legal. Que, nada mais é, do que colocar em prática o que está determinado pela lei, que está em vigor há quatro anos. Eu costumo dizer que aprovar uma lei, no Congresso Nacional, é apenas o primeiro passo. Difícil mesmo é colocar esta lei em prática. E neste sentido, fomos muito felizes com o Universidade da Criança. O programa já traz resultado e já muda a vida das pessoas”, discorreu Leandre.
 
De acordo com a secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Dra. Ely Harasawa, o Universidade da Criança foi capaz de construir uma política pública em torno da aplicabilidade do Marco Legal da Primeira Infância. Ely Harasawa é psicóloga e especialista em Educação Infantil e participou de uma mesa redona, durante o seminário, sobre experiências paranaenses na aplicação do Marco Legal.
 
Nesta mesma mesa, também participou a vereadora e ex-secretária de Educação de Chopinzinho, Edina Accorsi, que detalhou aos participantes todas as experiências do programa no município.         
 
“Para nós, foi muito gratificante estar entre tantos especialistas na área do desenvolvimento infantil. Principalmente, pra gente que desenvolveu um projeto piloto de um programa da deputada Leandre, o Universidade da Criança, aqui em Chopinzinho. Ficamos honrados em receber o convite para mostrar aos outros municípios o que praticamos aqui. São ações simples, mas que são transformadoras na sociedade”, afirmou Edina.
 


O Universidade da Criança

 
É um programa inspirado na experiência da deputada Leandre, após participar do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e se aprofundar na Lei 13.257/2016. O objetivo do Universidade da Criança é capacitar lideranças do setor público e da iniciativa privada para que reconheçam na Primeira Infância uma janela de oportunidades com a capacidade para mudar o futuro de toda a comunidade, passando pela implementação de políticas intersetoriais e integradas que promovam o desenvolvimento das novas gerações, combatendo a pobreza, reduzindo desigualdades sociais, garantindo os direitos humanos e promovendo o desenvolvimento do país.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/39OT4yE