Para a deputada paranaense, os mais de R$ 150 milhões disponíveis no fundo podem auxiliar muito as instituições de longa permanência de idosos no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) apresentou uma indicação ao Ministério da Economia propondo a edição de uma Medida Provisória (MP) para a liberação de recursos do Fundo Nacional da Pessoa Idosa para auxiliar Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI´s).

Na última semana, por indicação também da deputada paranaense, a comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa ações contra o novo coronavírus debateu a situação das instituições de longa permanência de idosos durante a pandemia do coronavírus.

Na ocasião, a deputada já havia comentado sobre a importância de descontingenciamento do Fundo Nacional do Idoso para ajudar a frear a expansão da Covid-19 no Brasil, com atenção especial às pessoas em situação de asilamento.

De acordo com a indicação enviada pela deputada ao Ministério, o Brasil conta com mais de R$ 150 milhões no Fundo Nacional da Pessoa Idosa. Este recurso, conforme destaca Leandre, é resultado do acumulado em anos anteriores.
 
“É importantíssimo que, neste momento, o ministro Paulo Guedes proponha ao presidente Bolsonaro uma MP que abra crédito extraordinário no orçamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a utilização dos recursos do Fundo Nacional do Idoso, com o objetivo claro de enfrentamento da situação de emergência decorrente do coronavírus”, afirmou a deputada.

Leandre também destacou que as instituições de longa permanência de idosos, também conhecido como asilos, tem papel fundamental na manutenção da dignidade da população idosa no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/2K4MHMf