Pronunciamento da deputada paranaense aconteceu durante reunião da Comissão externa que analisa as ações de combate ao coronavírus

Durante seu pronunciamento, nesta terça-feira (05), na comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações preventivas e consequências ao enfrentamento do coronavírus, a deputada Leandre (PV-PR) chamou a atenção para a necessidade de criar no Brasil uma Política Nacional de Cuidado.

Tramita, na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5.791/2019, de autoria da própria deputada, que cria no Brasil um sistema de cuidado para a população. De acordo com Leandre Dal Ponte, o Brasil podia estar mais bem preparado para enfrentar a pandemia, caso já tivesse aprovada uma Política Nacional do Cuidado.

Segundo a deputada paranaense, o grande desafio é fazer o tema do envelhecimento, que hoje anda a passos lentos na gestão pública e quase despercebido pela sociedade, entrar na agenda política.
 
“A CIDOSO gastou boa parte dos seus estudos para tratar sobre este tema em 2019. O nosso projeto tramita na Casa, mas colocar o projeto em pauta e aprovar a matéria ainda depende do apoiamento de outros parlamentares. Precisamos da decisão política para que isto aconteça. Se nós tivéssemos uma Política Nacional do Cuidado, muita das coisas que estamos enfrentando hoje, estaríamos mais preparados”, reforçou.
 

Instituições de Longa Permanência

Na reunião por videoconferência desta terça-feira, a comissão debateu a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e um relatório sobre o tema. 

Na semana passada, o colegiado distinguiu como prioritário o Projeto de Lei 1888/20, também de autoria da deputada Leandre, que obriga a União destinar às ILPIs auxílio financeiro emergencial de até R$ 160 milhões. recurso seria proveniente do descontingenciamento do montante disponível no Fundo Nacional da Pessoa Idosa.
 

Assista o pronunciamento da deputada
 

Fonte: Assessoria de Imprensa com Agência Câmara Notícias
Link Encurtado:
https://bit.ly/2A2O8Jo