Parceria entre deputada Leandre, Fundação Araucária e Prefeitura de Pato Branco será lançada na próxima quarta-feira (03)

Com o objetivo de ampliar o interesse e o conhecimento em tecnologia, acontece nesta quarta-feira (03) o pré-lançamento de um projeto de implantação de laboratórios de tecnologia e robótica em Pato Branco e região Sudoeste. Através de uma emenda da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) em parceria com a Fundação Araucária, o projeto terá recursos na ordem de R$ 1 milhão. Tomando os devidos cuidados para evitar aglomerações, o pré-lançamento do projeto será feito através de uma reunião online.

O projeto consiste na implantação de um Laboratório de Tecnologia e Robótica fixo no Parque Tecnológico de Pato Branco, e um Laboratório de Robótica Itinerante, para demonstração da robótica aplicada nas escolas de Pato Branco e nos municípios do Sudoeste do Paraná. O laboratório itinerante será realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste (IDETEP), o Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste (NTI), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e demais faculdades da região.
 
“Serão mais de 25 escolas visitadas pelo laboratório itinerante, mais de 5 mil alunos beneficiados na primeira etapa, e cerca de 10 monitores que vão trabalhar no aprimoramento do raciocínio lógico, analítico e dedutivo de alunos de todos os níveis de ensino. Além da integração dos alunos com tecnologias, o trabalho desenvolve a capacidade de trabalho em equipe e promove a criação de políticas públicas na área da educação e tecnologia”, discorreu a deputada Leandre.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Pato Branco, Géri Dutra, o projeto desenvolvido em Pato Branco e na região Sudoeste poderá servir de referência para outras regiões do País.

“Vamos trabalhar raciocínio lógico, negociação, tomada de decisões em equipe, entre outros. Faremos uma formação de um conjunto de habilidades muito necessárias no mundo que vivemos atualmente”, destacou. “Para se ter uma ideia da amplitude do projeto, em toda a Inventum, a feira tecnológica de Pato Branco, são investidos R$ 1,5 milhão”, destacou.

Em uma recente reunião virtual para debater o projeto, Vinícius Nagem, chefe de Gabinete e Assessor de Relações Institucionais da Fundação Araucária, agradeceu a deputada por ter entendido o espírito da entidade. “Ela nos confiou essa tarefa de muita grandeza, que vai beneficiar toda a região Sudoeste, a partir de Pato Branco, com inúmeros atores envolvidos, inclusive a UTFPR”, disse.

De acordo com Leandre, o recurso para o projeto já foi empenhado. Agora, as entidades aguardam a assinatura do convênio.

Olimpíada de robótica

Consta no projeto a realização de uma Olimpíada de Robótica, com a participação dos alunos. Será um evento prático, onde serão apresentados os principais projetos oriundos do laboratório fixo e do laboratório itinerante, abrangendo protótipos, desenhos, robôs e similares desenvolvidos pelos alunos participantes.

 A ideia é que essa disputa possa ocorrer simultaneamente à Inventum. “Será uma oportunidade para que os participantes do projeto possam testar os conhecimentos adquiridos e estimular o empreendedorismo”, reforçou Leandre.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/2XUGrNr