A deputada Leandre foi quem sugeriu a parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo e o Erasto Gaertner

Nesta quarta-feira (22), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participa da primeira etapa da inauguração do Câncer Center em Guarapuava. Respeitando as orientações de distanciamento social durante a pandemia, o Hospital São Vicente dividiu a inauguração em três dias. No primeiro momento, será inaugurado um ambulatório de quimioterapia e o Instituto de Pesquisa de Genoma.

No ano passado, Leandre participou, ativamente, da articulação entre representantes do Conselho Gestor do Hospital São Vicente de Paulo com o Hospital Erasto Gaertner, que vai fazer administração a nova unidade oncológica, para debater o começo dos tratamentos de câncer na região Centro Sul.
 
“O início dos atendimentos em Guarapuava é uma oportunidade que o Paraná tem de se desenvolver e cobrir o vazio assistencial que vem se repetindo ano após ano na região central do Estado. Ainda mais, através desta parceria que já inicia com toda a experiência do Hospital Erasto Gaertner, uma referência nacional para tratamento de câncer. Fico muito feliz em ter contribuído para que essa parceria tenha dado certo”, afirmou a deputada.


A unidade inaugurada nesta semana vai beneficiar, diretamente, pacientes dos 20 municípios da 5º Regional de Saúde. Esta primeira etapa contempla o tratamento ambulatorial de quimioterapia. A estrutura contará com 20 poltronas, seis leitos de observação, sala de emergência para u leito, e cinco consultórios.

Leandre indicou R$ 1 milhão, através de emenda parlamentar, para a aquisição de equipamentos para o hospital.

Segunda Etapa

Na segunda etapa, prevista para ser concluída em 2021, será instalada a área de radioterapia. A obra terá um prédio com seis andares, contendo 6 salas de cirurgia de alta complexidade, 20 leitos de UTI, e 80 leitos de internação, leitos paliativos com jardim exclusivo e salas de ensino com auditório.
 
“São milhares de pessoas que não vão mais precisar fazer o deslocamento entre Curitiba e as cidades da região, após a inauguração da unidade”, reforçou a deputada Leandre, que acompanha de perto o sofrimento das pessoas que precisam ir a outros municípios em busca de tratamento de saúde.


Instituto de Pesquisa de Genoma

Ela também destacou a inauguração do Instituto de Pesquisa de Genoma, um dos mais modernos centros de pesquisa genômica do Brasil, voltado para pesquisa e atenção aos pacientes com câncer. A criação do instituto foi, inclusive, destaque em uma recente reportagem do Fantástico.
 
“Para o desenvolvimento regional, é ótimo já termos um instituto vinculado a tudo isso. O instituto vai contribuir não só para a região Centro Sul e para o Estado do Paraná, mas também em produção de pesquisa e conhecimento para todo o Brasil”, enfatizou a deputada.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/3joQJ2l