Em seminário virtual, representantes dos municípios vão apresentar à Organização Mundial da Saúde plano de ação municipal para população idosa à OMS, nesta sexta-feira (06)

Em Brasília, nesta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou de uma reunião com representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) sobre o processo de mais nove municípios do Sudoeste, que podem ser certificados como Cidade Amiga do Idoso.

Representantes dos municípios de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Pérola do Oeste, Realeza, Renascença, Santo Antônio do Sudoeste, e Sulina participam de um seminário virtual, nesta sexta-feira (07), para apresentação do Plano de Ação Municipal para a População Idosa.
 
“Na reunião em Brasília, debatemos e ajustamos os últimos detalhes deste seminário que vai acontecer na sexta-feira. É uma oportunidade de os municípios poderão apresentar os planos de ação que desenvolveram para a população idosa. Este plano é peça fundamental no processo de certificação para os municípios que buscam a chancela de Cidade Amiga do Idoso da OMS”, completou a deputada Leandre.

Além da parlamentar paranaense, participaram da reunião em Brasília a dra. Haydeé Padilla, da Unidade Curso de Vida Saudável da OPAS/OMS, dra. Lely Guzman, especialista em imunização da OPAS/OMS, e dra. Tatiana Coimbra, consultora Nacional de Saúde da Criança da OPAS/OMS no Brasil. A reunião aconteceu na terça-feira (04).

Cidade Amiga do Idoso

Com auxílio da deputada Leandre, da Administração Municipal, dos  Clubes de Rotary, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e aplicação de uma metodologia inovadora, que serviu de inspiração para os outros municípios, Pato Branco foi o primeiro do Estado do Paraná a receber a certificação, em 2018.

PL do Cuidado

Leandre destacou que, além do processo de certificação dos municípios paranaenses, dois outros assuntos foram destaque na reunião com a Organização Mundial da Saúde: o Programa Intergeracional, e a Política Nacional do Cuidado.

Ela é autora do Projeto de Lei 5.791/2019, que cria no Brasil um sistema de cuidado para a população. O PL tramita, atualmente, tramita na Câmara dos Deputados. Em dezembro do ano passado, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu pela criação de uma comissão especial para debater o Projeto de Lei. Contudo, a instalação da comissão foi adiada, por conta da pandemia.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/2Pu9Ha9